Quantos carros com uma COZINHA você conhece?

Quantos carros com uma COZINHA você conhece?

É isso mesmo que você leu, nosso carro uma GM Tracker 2008 4×4 possui uma cozinha no seu porta malas.

Antes que você se pergunte qual motivo de termos uma cozinha no carro nos explicamos 🙂

Nós Brayan e Sara do @mundodequintal seguimos um estilo de vida Overlander, que basicamente é um estilo de vida 

Onde buscamos viajar e explorar lugares por terra, sendo o mais autosuficiente possível e sempre  buscamos 

Passar as noites na barraca e em contato com a natureza.

Em nosso carro tínhamos nossa barraca de teto e um toldo lateral que nos garantia uma noite tranquila de sono e uma área de abrigo durante o dia

Porem sentimos falta de uma estrutura mais completa e organizada para cozinhar e armazenar alguns itens 

Que sempre levamos nas viagens, como alimentos, itens de manutenção e afins. A necessidade por alguma estrutura 

Montada no carro ficou ainda maior depois da chegada da nossa geladeira automotiva.

Decidimos que era hora de colocar nossas ideias no papel e construir a nossa cozinha no carro, overland kitchen, camping module,

Ou qualquer outro nome que você queira usar. Iniciamos o projeto pegando algumas referências no Pinterest, uma rede social que se você não conheçe 

Nós recomendamos que você passe a usar, inclusive nesse link (https://br.pinterest.com/mundodequintal/)  do nosso Pinterest deixamos várias fotos e referencias do nosso projeto.

Agora chega de falar e vamos direto ao ponto, primeiro uma visão geral do projeto:

1- Porta objetos com pontos de ancoragem

2 – Painel Elétrico, Voltímetro, Tomada 12V e USB (Inversor na parte interna).

3 – Porta objetos com pontos de ancoragem 

4- Modulo com trilhos e pontos de fixação para geladeira 12V

5 – Nicho porta objetos 

6 – Gavetão superior onde guardamos artigos de cozinha e alimentos 

7 – Módulo com gaveta para alimentos, bancada para cozinhar e fogareiro.

8 – Galão com 12 Litros de água 

9 – Nicho porta objetos e trilhos para estender panos ou fixar papel toalha.

10 – Compartimento para guardar mesa de camping e ponto chave para estrutura do móvel.

11 – Gavetão com ferramentas e acessórios 

12 – Gavetão com artigos gerais e estoque de gás para fogareiro.

13 – Fita de LED em toda extensão da tampa para iluminar a área de cozinha.

 

Visão da cozinha com todos os compartimentos abertos.

Antes de relatar o processo de projeto e construção da nossa cozinha, segue a lista de alguns materiais que utilizamos.

LISTA DE PRODUTOS QUE USAMOS:

•Tinta batida de pedra: https://amzn.to/2UI7ElR

•Cinta com trava: https://amzn.to/2MV0p5F

•Corrediça telescopica: https://amzn.to/2XXLQob

•Voltímetro: https://amzn.to/2YqyakAhttps://amzn.to/37tKwwC

•Voltímetro com USB: https://amzn.to/2AztrFl

•Chave liga e desliga: https://amzn.to/2YAlK9Rhttps://amzn.to/2Y0pJxw

•Painel Elétrico Completo: https://amzn.to/30Dm36u

•Painel Elétrico: https://amzn.to/3e1IPZA

•Opções inversores: https://amzn.to/2XWGcTn

•Cinta para reboque: https://amzn.to/3dWm2yq

•Kit de temperos: https://temperosfinos.com.br

Tá com preguiça de ler? Temos tudo registrado em vídeo:

 

Muitas pessoas nos escrevem no Instagram ou YouTube perguntando se podemos compartilhar o projeto que usamos para construir esse móvel, a

verdade é que não temos um projeto haha. Antes de começar a construir eu até tentei rabiscar alguma coisa, mas não consegui chegar a nenhum

resultado interessante, então a estratégia foi: vamos montando e adaptando os próximos passos de acordo com as necessitas e possibilidades.

Dessa forma definimos os itens primordiais para o projeto, como: Local seguro para a geladeira, local para guardar a mesa de camping, gaveta para fogareiro, gavetas para tralhas e comidas, e painel elétrico. Nosso projeto então começou com a intenção de contemplar estes itens, muitas pessoas nos questionaram sobre a pia, mas sempre achamos desnecessário para esse tipo de projeto. Na nossa visão acaba ocupando muito espaço e tem pouca utilidade.

Para construção do móvel escolha o compensado naval 12mm como matéria prima, muitas pessoas optam pelo MDF o que na nossa opinião não é uma boa escolha. O Compensando naval é impermeável, mais leve, mais barato e resistente que o MDF. Além disso com um conhecimento básico de marcenaria e pouco maquinário é bem fácil de trabalhar.

Vale ressaltar que toda a parte de corte e montagem das madeiras, parte elétrica e acabamentos foram feitas pelo meu pai. Trabalhamos alguns meses juntos em cima desse projeto, tudo feito com muito detalhe e acabamento por ele.

Iniciando as medidas para colocar a mão na massa.

Módulo 1 – Iniciando pelos detalhes. Um dos segredos para um móvel durável é a sua base!

Um ponto que sempre vi como um grande erro em outros projetos era a falta de sustentação para o móvel, geralmente as pessoas colocam a mesa de camping logo no assoalho do porta malas, construindo assim o móvel acima da mesa, usando 4 pés para afastar o móvel do assoalho e assim ter espaço para a mesa. Com o tempo o móvel começa a arcar pois só possui sustenção nos 4 pés nas extremidades, para não repetir o mesmo erro nós optamos por colocar 2 gavetas logo acima do assoalho do porta malas, dessa forma nosso móvel passou a ter 4 pontos de apoio inteiriços.

Começamos o projeto nos certificando que teríamos uma boa base para toda estrutura do móvel.

Desta forma que fizemos o móvel ficou sustentando pelas paredes laterais, a parede dupla central e a parte traseira do gaveteiro. Essa foi uma das partes mais chatas e demoradas para fazer, o assoalho da tracker não é plano e isso demandou tempo para ajustar a madeira com os desníveis do assoalho. Valeu a pena a demora pois dessa forma o móvel ficou com uma base bem forte e rígida.

Detalhes do corte das bases para se adequar ao assoalho do carro.

Outro ponto positivo de ter adotado essa estratégia é que a mesa ganhou uma superfície totalmente plana para ser apoiada. Não sei se vai ficar bem claro para vocês compreenderem mas a parte do móvel que veio acima da mesa também ganhou 4 bons pontos de apoio, além dos que aparecem na foto quando colocamos a mesa o móvel ganha mais um calço que ajuda a sustentar toda a parte de cima. Talvez fique mais claro ver no vídeo essa parte.

A parte de baixo desse módulo rendeu 2 gavetas bem grandes. Ficaram com aproximadamente 13cm de altura interna, porem bem largas e profundas.

Módulo 2 – Geladeira! 

Definido toda essa parte de sustenção e alocação da mesa partimos para o modulo que iria abrigar a geladeira, para construir ele não tem muito mistério, basicamente utilizamos a geladeira para tirar as medidas, na época tínhamos uma Elber CAB41(review aqui).

Quando for projetar algo para alocar a geladeira tem que se prestar atenção na área de respiro para o compressor da mesma. Esse é outro erro gravíssimo que vejo em alguns projetos. Veja o manual da sua geladeira e a área que ela necessita para refrigeração do compressor. Muitas pessoas fazem caixas fechadas não respeitando esse espaço necessário, isso resulta em mal funcionamento da geladeira.

Definimos que nosso módulo para geladeira precisaria ter uma bandeja deslizante para que pudéssemos acessar a geladeira com facilidade, essa bandeja também precisaria ter pontos para fixar a geladeira, além disso precisaria dos pontos para refrigeração do compressor e para finalizar um visor para ver a temperatura da geladeira. A parte superior desse modulo decidimos fazer com compensando também para aproveitar e poder colocar algum objeto sobre o modulo.

Durante a construção tivemos que fazer um corte em angulo na parte da frente do módulo para caber dentro do porta malas, não se atentamos com isso antes de começar e fizemos o módulo todo quadrado na primeira vez. Aqui vai uma dica importante, sempre montamos as peças e testamos no lugar em conjunto com as outras peças, só depois de ter 100% de certeza que estava tudo ok finalizamos a montagem com cola e todos os parfusos. A montagem inicial das peças era apenas com 1 ou 2 parafusos só para manter tudo no lugar.

Só depois de ver que tudo estava ok colamos as peças e colocamos todos os parafusos.

Módulo 3 – Painel elétrico, gavetas e reservatório de água.

Quando utilizamos equipamentos como a geladeira automotiva que tem um grande consumo da bateria, é interessante ter algo para medir o estado da nossa bateria, assim desde o inicio do projeto tinha decidido que teria um voltímetro instalado junto ao móvel. Fiz um pequeno painel elétrico com Tomadas USB, Voltímetro, e interruptores para ligar inversor, fita de led, e voltímetro. (Todos esses itens tem na lista de materiais mais a cima).

A questão era, onde colocar esse painel? Lembram que falei que tudo foi se encaixando no decorrer da construção? Aproveitei que precisava deixar 15cm de espaço para refrigeração do compressor da geladeira e fizemos um nicho onde foi colocado esse painel elétrico, um galão de água 12L e ainda ficou um espaço para guardar tralhas. O fundo do nicho é vazado, como ele faz divisa com a módulo da geladeira ficou um espaço bom para refrigeração da mesma.

Detalhe do módulo 3.


Infelizmente não fizemos muitos registros dessa parte da construção, mas no vídeo que tem mais acima tem mais detalhes. O Módulo 3 ficou então com esse nicho central e bem a direita 3 gavetas. A superior para alimentos, uma inferior para o fogareiro e uma no meio que serve de bancada e armazenamento .

Detalhe da gaveta superior

Acabamentos e detalhes

Para acabamento final todas as partes externas foram pintadas com tinta batida de pedra, que da um aspecto mais emborrachado a madeira. Protege bastante contra impactos e ajuda na impermeabilização.

Todas as quinas também receberam cantoneiras de alumínio para proteger de impactos e tornar todo o conjunto mais durável.

As gavetas foram feitas sem puxadores, para abrir fizemos entalhes no espelho frontal da gaveta. Assim economizamos espaço, peso e dinheiro.

Detalhe dos puxadores da gaveta e cantoneiras,

 

A parte superior dos módulos recebeu carpete para acabamento, assim evitamos barulhos quando colocamos algo sobre esses módulos, também ajuda a proteger a madeira.

O Projeto tem vários outros detalhes legais que ficam difícil de explicar por texto, sugiro que vocês assistam o vídeo completo lá no YouTube!
O Vídeo está anexado mais acima nessa postagem.

Espero que de alguma forma tenhamos ajudado vocês, qualquer duvida podem mandar lá no nosso instaram. Grande abraço!
Nos vemos pelo mundo!

 

 

 

Gostou? Compartilhe!